ÁfricaDestaquesEducação

Escolas e Universidades reabrem na Guiné Conakry

Alunos e universitários guineenses das turmas sujeitas às provas de fim de ano letivo 2029-2020 retomaram segunda-feira as suas aulas, depois do fechamento dos seus estabelecimentos, alguns dias após a deteção do primeiro caso psotivo de coronavírus (covid-19), a 12 de março último no país, constatou a PANA em Conakry.

Várias escolas no subúrbio desta metrópole conseguiram reabrir as salas de aula, onde o rigoroso respeito pelas medidas de barreira, nomeadamente a instalação de kits sanitários nas portarias, a medição da temperatura humana e o uso de máscaras por todos.

Por outro lado, algumas escolas, que ainda não estejam nestas condições, continuarão fechadas, soube a PANA de fonte segura.

Porém, alguns pais hesitam em enviar seus filhos à escola, desconfiando do “estrito respeito pelas medidas de barreira adotadas.”

A reabertura das aulas diz respeito às turmas sujeitas às provas, ao passo que as que não tenham provas abrirão as suas portas só a partir de setembro próximo, de acordo com as modalidades decididas pelos responsáveis competentes.

Na semana passada, o Governo autorizou a reabertura de locais de culto em localidades que não registaram altas taxas de contaminação pela covid-19, que atingiu mais de cinco mil pessoas e fez 31 mortos em unidades hospitalares.

Diante da progressão da pandemia do coronavírus, o Governo lançou recentemente uma campanha designada “STOP COVID em 60 dias”, que consiste em reuniões entre coordenadores de bairros, avaliados em mais de 300, da cidade capital, e profissionais da saúde, a fim de poderem acompanhar facilmente casos suspeitos e outros pacientes desta doença.

Segundo fontes médicas, dois dos cinco municípios de Conakry são os mais afetados pelos numerosos casos de pacientes tidos como fontes potenciais de contaminação, principalmente nesta cidade, epicentro da pandemia, além de várias cidades localizadas na Baixa Guiné ou na Guiné Marítima, a cerca de 50 quilómetros da capital do país. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker