África

Emigrantes zimbabweanos no Botswana querem regressar à pátria regresso a casa

Zimbabweanos residentes no Botswana querem regressar ao seu país, ao passo que o confinamento de 28 dias no local entrou terça-feira no seu décimo segundo dia, constatou a PANA no local.

Meshack Pulenyane, comandante do Comissariado de Polícia de Selibe Phikwe, no distrito central do Botswana, disse à imprensa local que os Zimbabweanos estavam no seu gabinete para pedirem uma autorização a fim de regressarem à casa.

“Dizem que estão aqui desde 12 de março de 2020, e não sei por que me pedem a autorização, mas pedi ao comissário distrital que viesse intervir sobre o assunto”, disse Pulenyane, salientando que alguns deles são imigrantes ilegais que sobrevivem graças a  empregos não estáveis.

Pulenyane afirmou que os Zimbabweanos defendem, na realidade, a sua detenção, com a esperança de receberem refeições regulares numa frequência diária.

Por sua vesz, Unity Dow, ministro dos Negócios Estrangeiros do Botswana,  afirmou que, na realidade, tem mantido discussões com o Presidente tswanês, Mokgweetsi Masisi, e com o ministro da Defesa sobre a forma de tratar os cidadãos zimbabweanos, uma vez que, frisou, os programas de assistência social elaborados pelo Governo estão reservados apenas aos cidadãos do Botswana.

Dow reconheceu as implicações da exclusão dos estrangeiros desta assistência e prometeu partilhar as conclusões sobre a questão.

“Eles são nossos vizinhos e temos tido relações com eles e continuaremos a ter relações com eles depois do Covid-19”, acrescentou.

O governante afirmou que algumas pessoas querem mesmo voltar às suas famílias porque, quando deixaram o Zimbabwe, não imaginavam que fossem ficar confinadas no Botswana. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Este site utiliza o Akismet para reduzir spam. Fica a saber como são processados os dados dos comentários.

Close

Adblock Detected

Please consider supporting us by disabling your ad blocker