ÁfricaDestaquesSaúde

África chamada a mobilizar mais fundos na luta contra sida

Os Parlamentos pan-africano e congolês bem como o Programa das Nações Unidas sobre o VIH/SIDA (ONUSIDA), pedem aos países africanos para mobilizarem mais recursos financeiros necessários à luta contra o HIV-Sida.

O apelo foi lançado quarta-feira em Brazzaville, durante uma conferência de imprensa, em previsão da organização de uma cimeira de alto nível sobre financiamentos contra o HIV-Sida,  prevista para estas quinta e sexta-feiras na mesma cidade, anunciou a rádio pública.

O ONUSIDA, o Parlamento Pan-africano e a Organização Mundial da Saúde (OMS) apostam na reunião de Brazzaville para se entenderem sobre não apenas decisões a tomarem, mas sobretudo sobre como, através dos parlamentares e dos Estados envolvidos, apoiarem a reconstituição do Fundo Mundial neste sentido.

A cimeira de Brazzaville realiza-se num momento oportuno com vista a imprimir-se esta dinâmica, sublinhou o conselheiro do ONUSIDA, Bechir Ndaw.

“Não é preciso que os financiamentos venham sempre do exterior”, indignou-se o responsável onusino, avançando a cifra de quatro biliões de dólares americanos a mobilizar para se fazer face à luta contra a pandemia. (Panapress)

Mostrar mais

Notícias relacionadas

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.

Close